segunda-feira, 12 de abril de 2010

O professor X computador

O mundo anda apressado. O que é novidade hoje daqui a seis meses já não é mais. Por esse motivo temos que esta nos adaptando a essa nova tecnologia que o mundo globalizado nos oferece.
Aos poucos, os computadores se incorporaram ao dia-a-dia das escolas convidando os professores a repensar sua pratica em quanto docente. Há uma década computador era privilégio da elite hoje quase todas as pessoas já tem acesso a ele como um facilitador do ensino aprendizagem,como nosso caso que fazemos parte dessa modalidade de educação a distância, pois precisamos praticamente 100% do seu uso.
Porém alguns professores ainda fazem resistencia ao uso do computador e muitos ficam constrangidos diante da desenvoltura de seus proprios alunos que aprendem com muita facilidade. Portanto o papel do professor é dar sentido ao uso da tecnologia, produzir conhecimento com base em um labirinto de possibilidade.
O computador trouxe novas situações de aprendizagem que o professor deve gerenciar, para que assim possa esta informatizado e incluso no mundo digital. Alem do mais essa tecnologia pode sim aproximar as pessoas e nunca vai substituir o professor. O que acontece é que o professor perde o papel de única fonte de conhecimento e informação.
Hoje, sabemos que o computador é uma das mais importante ferramenta em uso. Ele esta presente em todos os segmentos do mercado. Por isso cabe ao professor tirar a sua fobia no que tange a essa tecnologia. E muitos dizem que ela veio para complicar, eles dizem isso por não terem uma certa experiencia com o funcionamento da "máquina-computador" teoricamente dominado deixa de existir a ameaça do desconhecido, ficando livre o caminho da superação assim o aprendizado avança. O professor tem que deixa de achar que o computador é um monstro pois muitos por não terem certa experiência com a máquina preferem continuar com a sua arcaica e tradicional aula de giz e lousa.
Fonte: Revista Nova Escola

Nenhum comentário:

Postar um comentário